fbpx

AGENDE
SUA CONSULTA
BAIXE O APP

CONTATO

(41) 3123-6550

WHATSAPP

(41) 3123-6550

AGENDE

CONSULTA

Varíola do Macaco

O que é a Varíola do Macaco?

A doença vem se espalhando pelo mundo. Mas afinal, há um tratamento e uma prevenção para a condição?

A Varíola do Macaco vem se espalhando de forma inédita pelo mundo. Identificado em 1958 nas florestas da África Central e Ocidental, a zoonose causadora da doença já acumula mais de 1.700 casos fora do continente Africano. Com parte do mundo receoso, as autoridades de saúde vêm de forma moderada o risco da doença no planeta. No entanto, eles não descartam a necessidade de manter vigilância em cima da vírus.

Dessa forma, com os casos no mundo aumentando, a pergunta que fica é: como ela se propaga? Há uma forma de prevenção ou tratamento?

 

CONTÁGIO

Da forma que a Varíola do Macaco vem se espalhando, não há ainda uma explicação comprovada. No entanto, a forma conhecida de contágio é por meio de contato próximo com as feridas na pele, fluídos corporais, objetos ou superfícies contaminadas ou ainda gotículas respiratórias, seja de humanos ou animais infectados. O período de incubação pode acontecer entre 6 e 13 dias. No entanto, esse período pode chegar até 21 dias.

 

MUTAÇÕES DO VÍRUS

O vírus da varíola do macaco pode sofrer mutações para se adaptar ao organismo dos humanos, segundo a infectologista, Dra. Viviane de Macedo, “o atual surto da doença pode ser consequência de um vírus que pertence a uma linhagem diferente das outras 2 anteriores, o que pode refletir uma evolução acelerada para o padrão daquele vírus’.

Mas a doutora ressalta que nesse momento é preciso ter atenção com os novos casos pelo mundo, mas que é menos provável que essa doença cause uma pandemia de mesma proporção, como a do coronavírus. Isso porque “esse vírus da varíola dos Macacos (Monkeypox) faz parte do gênero Orthopoxvirus que costuma ter menos mutações, anteriormente era uma a 2 mutações por ano.”

 

TRATAMENTO

Não há um tratamento específico para a doença. O que se sabe até o momento é que a vacina da varíola humana tem tido efeito para prevenir, proteger e atenuar os sintomas da doença. Existem também, antivirais que podem ser usados em pacientes com evolução grave, porém, ainda não disponíveis no Brasil como o Tecovirimat e o Brincidofovir. No momento, não há registros de mortes relacionadas à Varíola do Macaco.

Sobre o Eco Medical Center: Complexo médico com mais de 30 especialidades, realização de exames e cirurgias de pequena e média complexidade, com foco no cuidado preventivo da saúde em um só lugar. Localizado em Curitiba, ao lado do Hospital IPO, o Eco atende os principais planos de saúde do país. 

Compartilhar:

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

Preciso de ajuda.
Olá, como posso te ajudar?
Eco Medical Center
Aqui no Eco Medical Center você pode fazer seus exames e consultas, tudo no mesmo lugar. Venha conhecer.